CLÍNICA
(62) 3225-8585 / 3223-3975
(62) 98198-0019 contato@drmarcelocunha.com.br

PROTEÍNA BOTULÍNICA EM ODONTOLOGIA

Em setembro de 2011, o Conselho Federal de Odontologia, liberou oficialmente , para fins terapêuticos, o uso pelos dentistas, da proteína botulínica.

Botox ® é o nome comercial mais conhecido da proteina, mas existem outras apresentações comerciais, como Xeomin ® , Dysport ® e outros.

A proteína age diminuindo temporariamente a intensidade da atividade muscular, e portanto ajuda no tratamento e controle dos seguintes problemas:

O músculo masseter e o temporal, ilustrados na figura e no vídeo abaixo , são os músculos responsáveis pelo fechamento e apertamento da mandíbula. Em pessoas com bruxismo, esses movimentos ocorrem em parafunção ou seja fora da mastigação e com intensidade muito elevada.

A aplicação de toxina nesses músculos alivia muito a força excessiva que a pessoa faz quando cerra a boca ou range os dentes . O resultado aparece depois de duas a três semanas, e dura por volta de 4 a 6 meses . A aplicação é rápida e indolor.

Para crianças que apresentam bruxismo (bruxismo infantil), que é muito comum, a aplicação da proteína é uma novidade e uma das únicas terapias que realmente funcionam, já que o uso de placa de mordida em crianças é prejudicado por conta da troca dos dentes decíduos por permanentes durante o crescimento dos maxilares . A aplicação da proteína em crianças é rápida e indolor.

Esse músculo, é o mais potente do corpo humano, e em algumas pessoas que tem hiperatividade muscular por bruxismo, ele pode ficar com aspecto saliente. Fazendo a aplicaçao terapéutica da toxina botulinica, e diminuindo a hiperatividade muscular, o masseter tende a ficar menos saliente.

Caso de redução da hipertrofia do masseter, por aplicação da toxina.
Quando a toxina é aplicada em pontos gatilho (que são os pontos doloridos de que se espalham para outros locais) nos músculos, ela ajuda a controlar as dores. pois diminue a hiperatividade muscular.
A aplicação da proteína botulínica em pessoas que mostram muito a gengiva quando sorriem pode melhorar muito a estética do sorriso, pois impede que o lábio suba tanto no momento do sorriso.
A aplicação da proteína, uma semana antes da cirurgia de implante com carga imediata, facilita a integração do implante na mandi bula ou maxila, pois diminui a força de fechamento da boca durante o período de integração do implante.

As aplicações são rápidas descomplicadas,e indolores, e o resultado aparece em alguns dias. O dentista capacitado em toxina botulinica está apto a ajudar as pessoas com esses problemas.

Se você tiver qualquer dúvida, entre em contato, pelo formulário abaixo, por telefone ou email, que terei o maior prazer em prestar mais esclarecimentos.

PÁGINA INICIAL   QUEM SOMOS   ESTRUTURA CLÍNICA   VÍDEOS   FALE CONOSCO